E-Portefólio

Apresentação

portefoliofin.jpg

http://percuciente.files.wordpress.com/2008/04/portefolio.jpg —-
—-

O Portfolio enquanto ferramenta pedagógica pode ser descrito como uma colecção organizada e planeada de trabalhos produzidos pelo(s) aluno(s), ao longo de um determinado período de tempo, de forma a poder proporcionar uma visão alargada e detalhada da aprendizagem efectuada bem como das diferentes componentes do seu desenvolvimento cognitivo, metacognitivo e afectivo. Reflecte também a identidade de cada aluno, de cada professor, em cada contexto, enquanto construtores do seu desenvolvimento ao longo da vida. Permite uma verdadeira avaliação contínua.
http://portfolio.alfarod.net/

De acordo com os pressupostos inerentes à feitura de um portefólio, este trabalho consiste na agregação (por temática), dos trabalhos realizados por mim, pelos elementos do(s) grupo(s) a que pertenci, e pelos restantes elementos da turma nesta U.C. ao longo do semestre.

Era suposto fazer uma actualização do blog onde já constam alguns trabalhos meus e  outrea, fruto de investigação.

O tipo de estrutura de blog, no entanto não se coaduna muito com a estrutura que atribuí ao portefólio que elaborei em wikipage. Por isso o que aqui apresento remete para o “produto total” que se encontra em http://metinvonlinetr.wikispaces.com/

Para cada etapa do percurso tecerei comentários relativos quer ao meu desempenho na mesma quer ao dos elementos de turma cuja participação seja mais relevante para a temática abordada.

Assim para cada temática considerei a apresentação da mesma por parte da professora bem como os objectivos de cada tarefa; os trabalhos e a pesquisa desenvolvidos para a prossecução dos objectivos quer no blogue, quer em fórum..

No final de cada tema tecerei um comentário geral tendo em conta os parâmetros de avaliação a considerar.

Finalmente tentarei dar uma visão do ” meu sentir” ao longo destes meses de intensa e por vezes algo “penosa” se bem que prazenteira, aprendizagem.

TEMA 1 – O Processo de Investigação

pinv.jpg

Para este tema cada elemento da turma deveria:

  • procurar identificar paradigmas e métodos de investigação em Educação,
    • Definir as etapas do processo de investigação
    • traçar as características de um relatório de investigação.

A actividade decorria em quatro etapas interligadas:

  • Pesquisa e estudo individual (1ª semana)
  • Análise (individual ou em equipa) de uma dissertação de mestrado (2ª semana)
  • Organização em equipa de um fluxograma relativo ás etapas de uma investigação (3ª semana)
  • Discussão em fórum
    • dos fluxogramas produzidos;
    • debate sobre as etapas do processo de investigação;
    • debate sobre os métodos de investigação em educação.
Relativamente à primeira parte (estudo individual) eram fornecidas à partida questões a investigar:

Questões para trabalho

  • Quais os paradigmas em que se pode inserir a investigação educacional?
  • Quais as grandes diferenças entre investigação quantitativa e qualitativa?
  • Que métodos se podem definir em investigação educacional?
  • Como caracterizar um estudo de caso em investigação?
  • Como começar uma investigação?
  • Quais as características de um bom problema de investigação?
  • Quais as etapas a percorrer num processo de investigação?
  • Como deve ser organizado um relatório de investigação?
  • Como citar as fontes usadas numa investigação?

Grupo de investigação:


ENCONTROS


Maria de Lurdes Martins
João Manuel Santos Quintas
Filomena Henriques dos Marques
Teresa Rafael



Trabalho Desenvolvido-1



Pesquisas -1

~ por mpeltmvcr em 9 de Março de 2010.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: